Coordenação e Supervisão Pedagógica






Tema: Que escola somos?



O modelo de administração escolar


No vídeo fala  sobre os problemas de transportar para as escolas o modelo de administração de empresas capitalistas que visam o lucro.

Os entrevistados no vídeo como Vitor Paro e Lisete Arelaro ressaltam que o importante no universo escolar é a formação de pessoas e não criação de produtos, comparando a administração de uma empresa com a administração escolar.

Diz os entrevistados que a administração e pedagogia não se separam.

As fábricas tem o objetivo do lucro e as escolas de produzir conhecimento e formar um sujeito histórico, com habilidades e competências  tornando-se  cidadãos críticos, autônomos, participativos.

Então nos perguntamos que escola somos?

Lembrando que escola não é uma empresa, educadores não são gerentes e conhecimento não é um produto material.



Referência:

D-26 - Princípios Gerais de Administração Escolar: Administração Escola. Disponível em: <https://youtu.be/qBcYm_1c1rg>



Comentários